Estão abertas as inscrições da chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para incentivar o intercâmbio e a cooperação entre programas de pós-graduação consolidados e em consolidação por meio da concessão de bolsas de doutorado e auxílio. A iniciativa irá promover parcerias institucionais entre cursos de conceito 4 e 5 e cursos de conceito 6 e 7, com foco na mobilidade de alunos, de forma a contribuir para uma melhor formação de recursos humanos e o conseqüente aprimoramento dos cursos em consolidação.
“A proposta visa induzir programas de pós-graduação com potencial de consolidação, a partir das diretrizes institucionais, com efetiva atuação da Pró-reitoria da universidade de origem do bolsista”, explica o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana.
O Diretor esclarece, ainda, que a bolsa prevê a mobilidade do aluno do curso em consolidação para uma instituição onde há um curso consolidado. Assim, ele terá a oportunidade de trocar experiências e aprimorar sua formação, além de ser estimulado a produzir em parceria com pesquisadores de cursos consolidados. O bolsista permanece vinculado à universidade de origem, onde deverá concluir o seu doutorado. “O objetivo é estimular a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa entre as Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação participantes”, complementa Santana.
A ação é fruto da interação do CNPq com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), na busca de novas formas de atuar na pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A proposta busca enfatizar projetos institucionais de pesquisa,promovendo uma distribuição das cotas institucionais de bolsas a partir do atendimento aos temas prioritários previstos na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022: Aeroespacial e Defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais; Clima; Economia e Sociedade Digital; Energia; Minerais Estratégicos; Nuclear; Saúde; Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.
Para a iniciativa, está previsto orçamento anual de R$ 6,2 milhões para bolsas de doutorado no País e recursos adicionais no valor de até R$ 1,7 milhão para o pagamento de bolsas de Apoio Técnico – Nível Superior (AT-NS) e custeio.
A submissão de propostas irá até 22 de março de 2019. As propostas deverão estar de acordo com o Modelo Estruturado apresentado no ANEXO 1 da Chamada, cuja íntegra pode ser acessada aqui.
Fonte: CNPQ