Com o tema geral Cidades Inovadoras e Inclusivas, a 2ª edição do Circuito Urbano pergunta: Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusive e sustentáveis? Organizações que atuam com inovações sociais, tecnológicas, econômico/financeiras e de políticas públicas e governança que ajudem ao aprimoramento dos serviços ou da política urbana. As organizações podem se inscrever até 26 de agosto.
O evento é organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e pretende contribuir para as organizações com apoio institucional para a realização de eventos no Circuito Urbano 2019, marcado de 1º a 31 de outubro.
O dia 1º de outubro é marcado como Dia Mundial do Habitat e 31 do mesmo mês como o Dia Mundial das Cidades. Nesse movimento, a iniciativa sempre aborda dois temas para refletir sobre assuntos relacionados com questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. Também se torna uma plataforma para debater e divulgar a Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), especialmente o ODS 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Nessa temática de Outubro Urbano, a ONU-HABITAT no Brasil criou o Circuito Urbano no ano passado, uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram em outubro.
Esses eventos precisam abordar como o tipo de inovação selecionado contribui para o aprimoramento de algum serviço e/ou política urbana: água, esgoto e drenagem, resíduos, energia, mobilidade e transportes, moradia adequada, espaços públicos, segurança urbana, cultura, inclusão digital e Tecnologias da Informação e Comunicação, trabalho e emprego decentes, educação, saúde e bem-estar, meio ambiente, alimentação urbana e produção e consumo sustentáveis.
Os eventos devem ser abertos (com ou sem inscrição) e gratuitos; ter, no mínimo, um público previsto de 30 pessoas e dois palestrantes/facilitadores; estar de acordo com os princípios da Agenda 2030; apresentar vínculo com os ODS e ter alinhamento com os princípios defendidos pelas Nações Unidas e pelo ONU-HABITAT.
São incentivados eventos que promovam a igualdade racial e de gênero, respeito à diversidade em seus espaços de debate e promovam metodologias participativas. O suporte do ONU-HABITAT aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros às instituições organizadoras. O apoio institucional do ONU-HABITAT inclui a participação de voluntários do Circuito Urbano (de acordo a disponibilidade de selecionados para as cidades dos eventos); kit informativo do Circuito Urbano 2019, composto por uma seleção de materiais importantes sobre as agendas globais, posicionamento e atuação do ONU-HABITAT nas temáticas selecionadas; kit para eventos participantes do Circuito Urbano 2019, composto por logos e materiais sobre o ONU-HABITAT, notas conceituais do Outubro Urbano 2019, instruções para aplicação de questionário e apresentação de vídeo especialmente preparado por representantes da agência da ONU para a ocasião.
Também inclui a utilização da logo do ONU-HABITAT em seus materiais de divulgação e websites, mediante aprovação; inclusão do evento no calendário de divulgação do website do Circuito Urbano e nas redes sociais do ONU-HABITAT; realização de posts de divulgação do evento antes, no dia e depois do evento nas redes sociais do ONU-HABITAT; registro na plataforma de eventos do Outubro Urbano global; inclusão das instituições e/ou contatos no mailing de divulgação de eventos e oportunidades; e participação de representantes do ONU-HABITAT, mediante atendimento de critérios e seleção prévia.
Para saber mais, acesse aqui.
Fonte: Setor 3