O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) está trabalhando ativamente durante a pandemia da COVID-19, articulando junto a parceiros, governos e sociedade civil a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e apoiando a manutenção de serviços de saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência baseada em gênero.
As principais recomendações da agência para esse período foram reunidas em um vídeo curto e destacam não apenas a manutenção de serviços, como o fornecimento de contraceptivos, proteção de grávidas, pessoas idosas e mulheres que podem ser vítimas de violência doméstica, além de mostrar o papel da juventude nesta pandemia.
Veja as recomendações do UNFPA:
1 – É muito importante que sejam mantidos serviços de saúde materna, pré-natal e parto seguro. Mulheres grávidas devem ser tratadas com prioridade.
2 – O fornecimento de contraceptivos modernos, de curta e longa duração, deve continuar disponível. Durante a pandemia, recursos para isso podem ser redirecionados para atender a emergência.
3 – É preciso fornecer proteção e ter um olhar dedicado ao gênero. Mulheres lideram serviços de saúde e podem estar sob maior risco de contágio.
4 – É preciso proteger mulheres e meninas, mantendo os serviços de proteção ativos. A violência contra a mulher pode aumentar durante uma pandemia.
5 – Pessoas idosas estão sob maior risco de complicações por COVID-19 e precisam de atenção especial. Assim como outras pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV, pessoas migrantes e refugiadas.
6 – Pessoas jovens têm as mesmas chances de infecção e contágio que as pessoas idosas. Por isso, devem tomar todas as precauções e praticar o distanciamento social.
7 – Com facilidade para novas tecnologias, jovens podem ajudar a divulgar informações sobre os riscos da COVID-19. Dessa forma, podem ter um papel fundamental dentro da comunidade.
Assista o vídeo:
Fonte: ONU Brasil