O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o ChildFund Brasil firmaram uma parceria para promover a segurança alimentar e nutricional infantil e para encontrar soluções para o combate à fome. A parceria surge em um momento em que as duas instituições estão engajadas em ações de apoio a famílias vulneráveis nas áreas mais afetadas pela pandemia da COVID-19. O Memorando de Entendimento assinado entre as duas partes está ancorado no que prevê o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2, que tem foco na erradicação da fome e na promoção da agricultura sustentável.
A parceria também poderá incluir outros projetos que promovam a segurança alimentar e nutricional de crianças e famílias no Brasil, bem como o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições e a construção de processos e metodologias que fortaleçam a segurança alimentar no âmbito dos ODS. Daniel Balaban, representante do WFP no Brasil e diretor do Centro de Excelência contra a Fome, celebrou a cooperação: “O ChildFund é uma organização que tem uma longa história de defesa dos direitos das crianças pelo mundo todo e será uma parceira muito importante na construção de soluções sustentáveis de combate à fome e à desnutrição infantil”.
O diretor de país do ChildFund Brasil, Gerson Pacheco, mencionou a importância a colaboração: “A mola propulsora de transformação no mundo se faz através de alianças estratégicas. O ChildFund Brasil e o WFP, juntos, vão impactar a superação da extrema pobreza no Brasil”.
As atividades previstas no documento incluem a divulgação de campanhas de doação de alimentos para famílias afetadas pela COVID-19, realização de campanhas de conscientização e mobilização sobre produção sustentável, soberania alimentar e promoção da segurança alimentar e nutricional, e compartilhamento de boas práticas de desenho e implementação de fundos multilaterais. Além disso, estão previstos eventos, seminários e conferências e apoio a projetos sociais.
WFP – O Programa Mundial de Alimentos (WFP), Nobel da Paz 2020, é a agência das Nações Unidas que lidera a luta global contra a fome e tem como principal mandato proporcionar a assistência de emergência e o desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate à fome e à pobreza entre os países e populações com maiores índices de pobreza e insegurança alimentar no mundo. Sua presença no Brasil se dá por meio do Centro de Excelência contra a Fome, que é fruto de uma parceria firmada entre o WFP e o governo brasileiro em 2011. A missão do Centro é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome, atuando também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação escolar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
ChildFund – O ChildFund é uma organização humanitária internacional com o propósito de desenvolvimento social e proteção infantil. Atua há 87 anos no mundo, com presença em mais de 60 países. Está no Brasil há 54 anos trabalhando em áreas de privação, exclusão e vulnerabilidade social, no desenvolvimento de programas e projetos para superação da pobreza e extrema pobreza. O ChildFund Brasil, com governança nos padrões internacionais, beneficia 30 mil famílias, 40 mil crianças, adolescentes, jovens e mais de 115 mil pessoas, em 700 comunidades em 6 estados. Nos últimos dois anos, o ChildFund Brasil foi eleito a Melhor ONG para Crianças e Adolescentes.
Fonte: ONU Brasil