A Associação de Serviços Comunitários (Asseco) localizada na comunidade de Camboa, no município Lagoa de Itaenga (PE), criou uma vaquinha virtual com o objetivo de construir uma cozinha comunitária. O equipamento irá oferecer alimentação saudável para as crianças e adolescentes que frequentam as aulas de futebol, violão e artesanato realizadas no Centro de Convivência local.
A Associação explica que o espaço dispõe de profissionais capacitados e de recursos para a compra de alimentos, porém a falta de uma cozinha inviabiliza o preparo de uma alimentação fresca, saudável e balanceada. Atualmente, os frequentadores das aulas recebem produtosultraprocessados e industrializados, como bolachas e pães.
Para a construção da cozinha, onde futuramente também serão oferecidos cursos de culinária, o orçamento feito pela Asseco prevê que serão necessáriosR$21.858,66. Desse montante, pretende-searrecadar 12 mil Reais por meio de umavaquinha online. O restantedo valorserá arrecadado por um grupo de mobilizadores que buscará sensibilizar patrocinadores locais e solicitar apoio do poder executivo municipal.
Para contribuir com a vaquinha virtual ou obter mais informações, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/construcao-da-cozinha-comunitaria-asseco
Institucional
A campanha idealizada pela Associação de Serviços Comunitários (Asseco) acontece no âmbito da Jornada das Comunidades,uma ferramenta de mobilização social elaborada pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) e pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP). A Jornada tem o objetivo de envolver os membros da Rede Comunidades Semiárido na construção de diagnósticos e proposição de caminhos e ações concretas para o desenvolvimento socioeconômico e humano local.
Para conhecer a Jornada, acesse o site http://comunidadescoep.org.br/jornada-das-comunidades/.
A Asseco foi fundada no ano de 2007, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Promata). Tem apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Sindicato dos Trabalhadores e daÓtica Distac.
Com informações da Asseco