A partir de parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Saab AB, está aberta oportunidade da concessão de até 7 bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE) e até 3 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior (SWE) em instituições suecas parcerias da Saab AB nas seguintes áreas de interesse:
- Redes de comunicação
Soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas.
- Sistemas autônomos
Colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico.
Conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único.
Conceitos de operação / Níveis de automação / Inteligência On-board / Autonomia / Sense-and-avoid / Certificação.
- Engenharia Aeronáutica
Metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas.
Fluxo laminar; Tecnologias ativas para controle de fluxo; Arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar.
- Propulsão
Gestão do calor, esfriamento e aero-acústica.
- Materiais
Caracterização de materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas.
- Desempenho humano
Incluindo interface humano-máquina, fatores humanos ¿ segurança aérea / carga de trabalho / stress / consciência situacional / cockpits de nova geração / coordenação de tripulação.
Candidaturas devem ser submetidas na Plataforma Carlos Chagas observando as exigências previstas nas normas do CNPq e seguindo o Segundo Cronograma da Chamada CNPq n° 22/2018 disponível aqui. O prazo de submissão de propostas é 08 de março de 2019, e as bolsas se iniciarão entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.
Comprovante eletrônico de submissão deve ser encaminhado ao e-mail conai@cnpq.br
Os projetos devem necessariamente incluir versões em língua inglesa e portuguesa, além de incluir obrigatoriamente declaração de concordância de representante da Saab AB. Para mais informações sobre como se conectar com representante da Saab AB para obter a declaração de concordância e ainda acessar a lista de instituições suecas parceiras, acesse: www.cisb.org.br. Também é possível tirar dúvidas sobre esta conexão através do e-mail: projects@cisb.org.br.
Os bolsistas selecionados receberão, além de bolsa e benefícios previstos nas normas do CNPq, um adicional equivalente a 50% do valor da bolsa custeado pelo CISB, mediante termo de concessão específico assinado com o CISB.
Os projetos serão avaliados e classificados de acordo com os seguintes critérios:
- Coerência e adequação entre a formação/capacitação do candidato, indicada no CV Lattes e com a proposta de atividades.
- Experiência do candidato na área de pesquisa pretendida na instituição ou centro de pesquisa escolhido, considerando sua atuação na área por meio de avaliação de sua produção científica e/ou tecnológica nos últimos cinco anos.
- Mérito da proposta apresentada e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país e sua perspectiva de aplicação
- Relevância industrial do projeto de pesquisa.
A avaliação também contará com entrevistas, que poderão ser realizadas por qualquer meio: presencialmente, por telefone ou vídeo conferência, em data a ser definida pelo CNPq e CISB/Saab e comunicada previamente. O não comparecimento à entrevista implicará na eliminação da proposta.
Fonte: CNPq