O combate à fome é prioridade absoluta nesses tempos difíceis em que a pandemia pela doença covid-19 tem ampliado as crises sanitária, econômica e política, e deixado uma imensa camada da população brasileira sem acesso à alimentação.
Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil , mais da metade da população brasileira já não tem acesso pleno e permanente a alimentos, e a fome alcançou 9% da população, ou seja, falta comida para 19 milhões de pessoas no país.
Diante desse cenário, o COEP Brasil soma energias às diversas iniciativas em curso, desencadeadas por organizações e pessoas, e lança o Mutirão Contra a Fome, uma campanha para unir esforços no enfrentamento à fome por meio do incentivo, do registro, da promoção e divulgação de ações concretas voltadas para o combate à fome em todo o Brasil.
O objetivo é organizar e mobilizar pessoas, pela internet, em um mutirão de solidariedade e de participação cidadã que possibilite o acesso ao alimento pela população em situação de insegurança alimentar.
Para participar do Mutirão Contra a Fome, os interessados precisam desenvolver, apoiar ou divulgar quaisquer iniciativas no enfrentamento à fome e registrá-las no hotsite do Mutirão.
Por exemplo: se uma pessoa quer realizar uma doação de alimentos para uma creche perto de casa, que atende crianças em situação de vulnerabilidade, a participação no Mutirão Contra Fome pode ser feita de diversas formas.
Vale uma doação de alimentos por conta própria (havendo ou não uma campanha prévia à ideia) ou criar uma ação que promova a arrecadação e doação de alimentos, mas que envolva diversos atores, como os moradores da proximidade, amigos ou pequenos comerciantes locais.
Outra ideia pode ser o desenvolvimento de uma iniciativa de sensibilização das pessoas por meios virtuais, como os grupos de whatsapp ou redes sociais de pessoas próximas, para que todos se organizem sobre a melhor forma de arrecadar e doar alimentos para a creche.
No Mutirão Contra a Fome não importa o tamanho da ação. Importa participar.
De modo geral, a adesão ao Mutirão também pode se dar via doação de recursos materiais, financeiros ou humanos para iniciativas em andamento; mobilização de pessoas, recursos e mecanismos para fazer a ponte entre quem dispõe de alimentos e quem precisa se alimentar; sensibilização dos poderes públicos (Legislativo, Judiciário e Executivo) locais, estaduais ou nacional, na priorização do combate à fome; entre outros.
Mural do Mutirão – Ao aderir à campanha Mutirão Contra a Fome e cadastrar no site a ação realizada, os participantes podem ter suas iniciativas compartilhadas no Mural do Mutirão.
O mural é um espaço aberto ao público, portanto o registro neste espaço é muito importante para amplificar o movimento participativo de mobilização, de sinergia, e pautar a agenda de combate à fome para o maior número de pessoas possível.
Os conteúdos inseridos no Mural do Mutirão também serão replicados nas notícias, mídias e redes sociais do COEP, para aumentar as possibilidades de divulgação, estimular a replicação das iniciativas em outros locais, mobilizar novos apoios e incentivar a participação dos diversos atores na campanha.
COEP Brasil – Criado em 1993, o COEP Brasil é uma rede nacional de mobilização social, sob inspiração do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A agenda de combate à fome está em sintonia com suas origens e princípios norteadores desta rede. Ao longo de 28 anos, o COEP reuniu pessoas, comunidades e organizações movidas por ideais de justiça e equidade social. Sua atuação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) e com os princípios da democracia.
Para mais informações, acesse o Mutirão Contra a Fome, disponível em http://coepbrasil.org.br/mutirao-contra-a-fome.
Fonte: COEP Brasil