Por meio da Coordenação de Cooperação Social, a Fiocruz lança, nesta terça-feira (16/5), a Chamada Pública: Rede de defensores de direitos do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de maio. A convocatória é voltada para lideranças comunitárias e defensores de direitos que atuem em grupos, movimentos, organizações, coletivos ou instituições em territórios populares de áreas urbanas ou rurais do Estado do Rio de Janeiro.
A chamada pública irá selecionar 20 lideranças e defensores de direitos para participarem de uma formação em Direitos Humanos e Promoção de Saúde a partir de um ciclo de oito oficinas temáticas, previstas para serem realizadas de julho a novembro deste ano.
As oficinas irão abordar os seguintes temas: Educação; Direitos das Mulheres; Etnia/Raça; Reforma Agrária e Segurança Alimentar; Direito à Moradia Urbana; LGBTQIA+; Justiça Socioambiental; Povos Tradicionais, Indígenas e Quilombolas; Saúde integrada; Acesso à Cultura; Sistema Prisional; Sistema Socioeducativo; Direito da Criança e Adolescente/Juventudes; Familiares de vítimas de violência; Mobilidade Urbana; Pessoas com Deficiência; Refugiados e migrantes; Trabalho Digno; e Comunicação Popular.
Após a seleção, a equipe multidisciplinar do projeto Defensores de Direitos Humanos: Promoção de saúde e apoio para formação de rede realizará o acompanhamento das lideranças com visitas e encontros em seus territórios de atuação.
Podem se candidatar pessoas maiores de 18 anos que possuam atuação comprovada em movimentos e organizações populares. Serão priorizados(as) candidatos(as) que atuem com um ou mais temas das oficinas. O resultado das propostas aprovadas será divulgado publicamente no Portal Fiocruz.
Leia mais sobre a Chamada Pública no Portal Fiocruz.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias