A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que administra a Wikipédia, anunciaram uma colaboração para expandir o acesso da população às informações mais recentes e confiáveis sobre a COVID-19.
A colaboração tornará informações confiáveis de saúde pública disponíveis por meio de uma licença gratuita em um momento em que os países enfrentam a transmissão contínua da COVID-19 e a estabilidade social depende cada vez mais da compreensão pública dos fatos.
Por meio da colaboração, qualquer pessoa poderá acessar e compartilhar infográficos, vídeos e outros produtos de saúde pública da OMS no Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens gratuitas e outros recursos multimídia.
Com esses novos recursos licenciados gratuitamente, mais de 250 mil editores voluntários da Wikipédia também podem construir e expandir a cobertura sobre COVID-19 do site, que atualmente oferece mais de 5.200 artigos relacionados ao coronavírus em 175 idiomas. Este conteúdo da OMS também será traduzido para outros idiomas, por meio da vasta rede de voluntários globais da Wikipédia.
“O acesso equitativo a informações confiáveis sobre saúde é fundamental para manter as pessoas seguras e informadas durante a pandemia da COVID-19″, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Nossa nova colaboração com a Fundação Wikimedia aumentará o acesso a informações de saúde confiáveis em vários países, idiomas e dispositivos.”
Desde o início da pandemia, a OMS tomou medidas para prevenir uma “infodemia” – definido pela Organização como “uma superabundância de informações e a rápida disseminação de notícias, imagens e vídeos enganosos ou fabricados”.
Os editores da Wikipédia também estiveram na linha de frente na prevenção da disseminação de informações incorretas sobre o coronavírus, garantindo que as informações sobre a pandemia sejam baseadas em fontes confiáveis e atualizadas regularmente na Wikipédia.
Ao disponibilizar informações confiáveis e verificadas sobre a pandemia para mais pessoas em um dos repositórios de conhecimento mais visitados do mundo, as organizações visam ajudar a conter essa infodemia e garantir que todos possam acessar informações verdadeiras sobre saúde pública.
“O acesso à informação é essencial para termos comunidades saudáveis e deve ser tratado como tal”, disse Katherine Maher, CEO da Fundação Wikimedia. “Isso fica ainda mais claro em tempos de crises globais de saúde, quando o acesso à informação pode impactar vidas. Todas as instituições, de governos a agências internacionais de saúde, órgãos científicos e Wikipédia, devem fazer a sua parte para garantir que todos tenham acesso igualitário e confiável ao conhecimento sobre saúde pública, independentemente de onde você mora ou do idioma que fala. ”
A Organização Mundial da Saúde é a agência internacional de saúde que tem liderado a resposta global ao surto do novo coronavírus, fornecendo informações essenciais, pesquisas científicas de ponta e recomendações de saúde pública para impedir a disseminação da COVID-19.
Ao mesmo tempo, os editores voluntários da Wikipédia, muitos dos quais são da comunidade médica, têm criado, atualizado e traduzido artigos da Wikipédia com informações de fontes confiáveis sobre a pandemia. Como um dos dez principais sites do mundo, estudos têm mostrado que a Wikipédia é uma das fontes mais acessadas por usuários em busca de informações sobre saúde.
Nos próximos meses, a Fundação Wikimedia e a OMS enviarão recursos para o Wikimedia Commons, colaborando com os editores voluntários da Wikipédia para entender melhor as lacunas nas necessidades de informação nos artigos da Wikipédia relacionados à COVID-19 e como os recursos da OMS podem ajudar a preencher essas lacunas.
Além disso, sob a licença gratuita da Creative Commons, outras organizações, indivíduos e sites podem compartilhar esses materiais com mais facilidade em suas próprias plataformas, sem ter que lidar com restrições de direitos autorais mais rígidas.
OMS – A Organização Mundial da Saúde é a liderança global em saúde pública dentro do sistema das Nações Unidas. Fundada em 1948, trabalha com 194 estados-membros, em seis regiões e em mais de 149 escritórios, para promover a saúde, manter o mundo seguro e atender aos mais vulneráveis. As metas até 2023 incluem garantir que mais um bilhão de pessoas tenham cobertura universal de saúde, proteger um bilhão de pessoas contra emergências de saúde e fornecer a mais um bilhão de pessoas melhores condições de saúde e bem-estar.
Fundação Wikimedia – A Fundação Wikimedia é uma organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre e compartilhado da Wikimedia. Ela hospeda os projetos da Wikipédia e da Wikimedia, construindo experiências de software para ler, contribuir e compartilhar o conteúdo da Wikimedia, apoia as comunidades de voluntários e parceiros que tornam a Wikimedia possível e defende políticas que permitem que a Wikimedia e o conhecimento livre prosperem. A Fundação Wikimedia é uma organização sem fins lucrativos que depende de doações individuais e coletivas.
Fonte: ONU Brasil