Estão abertas as inscrições para o curso rápido de prevenção à COVID-19 destinado a profissionais e estudantes que atuam em unidades de saúde e demais interessados. É a segunda vez que formações, em conjunto com instituições parceiras, são ofertadas gratuitamente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrições disponível online. Haverá emissão de certificados para os participantes que concluírem a formação online que tem o total de duas horas e meia de duração.
O objetivo do curso é oferecer uma introdução a duas grandes temáticas. A primeira é Água, Saneamento e Higiene (Ashi) e a segunda é Prevenção e Controle de Infecções (PCI) nas unidades de saúde. O especialista em Saúde e HIV do UNICEF Brasil Antônio Carlos Cabral destaca que a capacitação tem uma metodologia desenvolvida pelo UNICEF para melhorar os serviços de água, saneamento e higiene nos espaços das unidades de saúde e, consequentemente, apoiar na prevenção e controle das infecções.
“Os conteúdos programáticos apresentados no curso visam apoiar os profissionais no cotidiano de suas práticas nos espaços de saúde, buscando-se serviços mais efetivos e seguros para as crianças, os adolescentes e suas famílias no enfrentamento da COVID-19. Desde o início da pandemia, o UNICEF tem apoiado crianças, adolescentes e suas famílias, prioritariamente as que vivem nas comunidades mais vulneráveis afetadas pelos impactos imediatos e secundários da pandemia, inclusive desenvolvendo competências de gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social de diversos municípios da Amazônia Legal Brasileira”, diz Antônio Carlos.
Segundo ciclo de cursos – Nesta etapa, a extensão do projeto visa atingir, pela parceria com o Instituto Peabiru e Visão Mundial, oito estados da Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A oportunidade abrange tanto municípios desses estados que participam do Selo UNICEF quanto aqueles que não aderiram à iniciativa. Além de novos municípios, a iniciativa conta com o envolvimento ativo de secretarias estaduais e organizações da sociedade civil.
Para a gerente de projetos especiais da Visão Mundial, Renata Cavalcanti, a parceria com o UNICEF e o Instituto Peabiru é mais uma estratégia da organização para continuar somando esforços para a resposta à COVID-19. “A Visão Mundial tem uma série de iniciativas que ajudaram a mitigar os impactos da COVID-19 em municípios vulneráveis. Entre as ações, estão os atendimentos de saúde, educação e assistência social direto nas comunidades, distribuição de renda emergencial e alimentos. Agora com os cursos rápidos, atuamos diretamente na formação profissional de quem está na linha de frente do combate à doença”, declara. A instituição é parceira implementadora do Selo UNICEF nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
O primeiro ciclo de oficinas, ocorrido entre maio e agosto de 2021, contou com a participação de 1.929 profissionais de educação e assistência social e 305 participantes de saúde, entre secretários municipais e gestores das unidades. Parceiro técnico responsável pelos cursos desde o começo, o gerente de projetos do Instituto Peabiru, Cláudio Melo, explica que a mobilização feita nos nove estados do território amazônico garantiu a participação de 117 municípios, e despertou o interesse de outras entidades e públicos, como instituições de ensino superior e seus estudantes.
“O curso possui conteúdo programático e materiais pedagógicos elaborados por uma organização internacional, é gratuito e possui certificação. É algo que agrega no currículo profissional de qualquer pessoa”, avalia Melo. “Do ponto de vista de gestores e servidores municipais, o ganho é que, a partir de uma ferramenta autoavaliativa, é possível buscar melhorias para os serviços públicos destinados à população”, completa. O Instituto Peabiru é parceiro implementador do Selo UNICEF nos estados do Amapá, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Curso complementar – Para aprofundar os conhecimentos nas temáticas introduzidas no curso rápido, deve-se realizar o curso EAD “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da COVID-19”. Disponível desde outubro de 2021, ele é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Para os 2.023 municípios que participam do Selo UNICEF Edição 2021-2024, a conclusão do curso pelo Iprede é requisito obrigatório para a certificação. Mais detalhes aqui;
Sobre o Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2.023 municípios aderiram ao Selo e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Mais informações no site da iniciativa: https://www.selounicef.org.br/
Cronograma de capacitações
Pará e Roraima – 18/11 – 15h30 às 18h
Tocantins e Rondônia – 23/11 – 9h30 às 12h
Amazonas e Amapá – 25/11 – 10h às 12h30
Mato Grosso e Acre – 30/11 – 10h às 12h30
Fonte: ONU Brasil